Veículos elétricos de alta performance escolhem Goodyear
O desafio da Goodyear é criar pneus que possam aproveitar o imenso binário de um veículo elétrico, capaz de esmagar o dos superdesportivos, mas que, ao mesmo tempo, proporcionem o conforto, a durabilidade e a baixa resistência ao rolamento essenciais para este segmento de luxo premium, posicionado no topo do mercado automóvel
Os dados relativos à performance que surgem nos títulos das notícias acerca dos mais recentes automóveis elétricos lançados no mercado mostram bem que o caminho rumo à eletrificação não só está a eliminar emissões, mas, também, a elevar a fasquia em termos de acelerações e performance instantânea.
Os recentes lançamentos de super berlinas elétricas, oriundos de fabricantes líderes como a Audi e a Porsche, foram adicionados à lista de automóveis elétricos capazes de cumprir os 0-100 km/h mais rapidamente que muitos superdesportivos tradicionais. Para a Goodyear, tal acarretou novos e emocionantes desafios em termos da conceção e do desenvolvimento de pneus.
Marcas premium escolhem Goodyear
Ao ser equipamento de origem (OE) de super berlinas de alta performance elétricas, como o Audi e-tron GT, o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 está já a deixar a sua marca enquanto pneu orientado para veículos elétricos. Berlinas de quatro portas, como a versão RS do e-tron GT, podem produzir mais de 600 cv, levando os seus ocupantes dos 0-100 km/h em tão somente 3,3 segundos. As credenciais destes automóveis em termos de prestações são claras, e, como tal, requerem um pneu com uma performance à sua altura.
O Eagle F1 Asymmetric 5 da Goodyear é um pneu de ultraelevada performance (UHP), concebido para automóveis desportivos e de altas prestações de todos os tipos. Embora seja já um pneu escolhidos para automóveis compactos e de alto rendimento propulsionados por motores tradicionais, o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 também foi recentemente selecionado pelos principais fabricantes para as suas super berlinas elétricas. Tal exigiu que a Goodyear desenvolvesse tecnologias específicas para maximizar a performance, o comportamento, o conforto e as capacidades de longa distância das super berlinas elétricas de alta performance.
Para esses fabricantes de automóveis, a Goodyear desenvolveu o Eagle F1 Asymmetric 5 em medidas para jantes de 17” a 21”. Metade das medidas possui uma classificação “A” em resistência ao rolamento, suportando a necessidade de uma versatilidade de longo alcance, e a Goodyear também desenvolveu a sua tecnologia RunOnFlat como uma opção para os fabricantes que desejam eliminar a roda suplente, ou utilizar kits de reparação de pneus. Tal significa que pode ser libertado mais espaço para as baterias, aumentando, assim, a autonomia e a potência.
Quando a Audi escolheu a Goodyear para os recém-lançados Audi e-tron GT quattro e RS e-tron GT, a Goodyear otimizou a performance através da redução da flexão no desenho da banda de rolamento, o que resultou uma direção mais precisa e em níveis de aderência mais elevados.
Com a Porsche e a Tesla a também escolherem a Goodyear para as suas berlinas elétricas de alta performance, fica claro que a Goodyear está na vanguarda do desenvolvimento de pneus capazes de aproveitar ao máximo a potência, ao mesmo tempo que proporcionam eficiência. Laurent Colantonio, diretor regional de tecnologia para pneus de turismo da Goodyear EMEA, explicou os desafios de ajustar os pneus para potentes automóveis elétricos: “Os pneus necessitam de ser capazes de suportar o binário instantâneo e o peso adicional do veículo. Também existia uma necessidade de ajudar a aumentar a autonomia entre carregamentos, e de reduzir o ruído de rolamento, que é mais notório com um silencioso motor elétrico”.
“Quando desenvolvemos um pneu que se adapta a um automóvel elétrico, existem áreas específicas em que nos centramos. Podemos ajustar as ranhuras da banda de rolamento para permitir uma maior área de contacto de borracha. O pneu pode, então, lidar melhor com elevados níveis de binário, ao mesmo tempo que mantém uma alta performance em condições de piso molhado. O nosso trabalho no desenho da banda de rolamento também evita que as ondas sonoras entrem nas suas ranhuras, o que reduz o ruído. Podemos, ainda, otimizar a forma da cavidade, para suportar peso adicional, e modificar o composto da banda de rolamento, para ampliar a autonomia do veículo enquanto enfrentamos elevados níveis de binário”.
Rendimento eletrizante em estrada e em pista
O conhecimento da Goodyear em termos de veículos elétricos e desportos motorizados fez com que a empresa fosse a escolha natural para ser o fornecedor exclusivo de pneus, e parceiro fundador, do PURE ETCR, o primeiro campeonato multimarcas de automóveis turismo totalmente elétricos do mundo.
A Goodyear desenvolveu um pneu de competição com rasto único para o PURE ETCR, que partilha boa parte da sua tecnologia com o pneu de estrada Eagle F1 SuperSport, embora otimizado para maximizar a performance dos carros de competição do PURE ETCR com 500 kW (670 cv. O pneu de competição apresenta o mesmo Power Shoulder do pneu de estrada, para melhorar a performance em curva, através do seu massivo padrão fechado exterior, enquanto que o desenho super rígido da parede lateral, derivado da tecnologia High Force Construction, resulta num melhor comportamento e numa superior estabilidade.
“Este desenvolvimento do Eagle F1 SuperSport para carros de corrida, e do Eagle F1 Asymmetric 5 para super berlinas, mostra que a Goodyear está a marcar o ritmo quando se trata de desenvolver pneus para os veículos elétricos mais extremos”, conclui Laurent Colantonio.